Tipos de Cantigas Trovadorescas
As cantigas trovadorescas eram
divididas em dois tipos: as cantigas líricas amorosas - que eram chamadas de
cantiga de amigo e cantigas de amor - e as cantigas satíricas - representadas
pelas de escárnio e de maldizer. Tais poemas são conhecidos como canções ou
cantigas, pois eram sempre musicados, ou seja, eram cantados e acompanhados por
instrumentos musicais, esses normalmente eram de corda, sopro ou percussão.
As canções líricas amorosas tratam do
amor de formas diferentes e também possuem características distintas. Nas
cantigas de Amor o tema recorrente é a impossibilidade do amor entre o trovador
e a sua amada. Esse sentimento é proibido, pois muitas vezes a mulher, ou seja,
a Dama é casada ou pertence a classes elevadas da sociedade medieval. A voz - o que hoje seria algo como o eu lírico
– desse tipo cantiga é masculina e idealiza tanto a Dama, que é vista como a
mais bela entre as mulheres, quanto o próprio sentimento – tal sentimento é
chamado de amor cortês. Uma característica interessante presente nessas
cantigas é a vassalagem amorosa, que é quando a mulher e o trovador ocupam
metaforicamente as posições de suserano e vassalo respectivamente. Dessa forma,
o trovador faz da cantiga o ritual de Homenagem – na Idade Média, tal ritual
servia para que o vassalo se comprometesse com seu Senhor, jurando-lhe
fidelidade e declarando que desejava servir a ele.
Outra característica presente é o segredo
que o trovador deve manter a respeito da identidade da sua Dama, tratando-a
comumente como "mia senhor" – referência à vassalagem amorosa. Era preciso
esconder o nome da mulher amada, pois, por mais que esse amor fosse apenas platônico,
poderia acarretar problemas para a mulher, tendo em vista as razões pelas quais
tal amor era impossível. Além disso, era preciso que o trovador contivesse seu
sentimento perto da mulher amada, sendo constantemente paciente, mesmo sabendo que seu
amor nunca se concretizaria.
Já nas cantigas de amigo, a voz é
feminina, porém o compositor ainda é um homem. Essa mulher pertence à classe
popular, podendo ser pastora, camponesa ou exercer qualquer outra função dentro
de qualquer outro setor do povo. Tais cantigas tinham como tema a ausência ou o
abandono do lar por parte do homem amado, seja porque ele foi servir ao
exercito e demora a voltar ou porque ele realmente a abandonou. Essas canções
são feitas em forma de diálogo, em que a mulher conta para outra mulher – como
sua mãe ou suas amigas-, ou para elementos da natureza – como animais ou flores
- o que lhe aconteceu.
As cantigas de amigo, diferentemente
das cantigas de amor, não são idealizadas, pelo contrário, são realistas. Isso
permite também, uma brincadeira com o vocábulo amigo, que pode significar tanto
amante como simplesmente amigo. Dependendo da situação ou lugar em que tais canções
são criadas elas podem receber outros nomes, como: canção de
romaria,serranilha, pastorela,marinha ou barcarola, bailada ou alvorada. Essas
cantigas mostram vários momentos felizes e tristes de um relacionamento
amoroso.
Nas cantigas satíricas temos as de
Escárnio e Maldizer. Ambas são muito próximas devido ao seu conteúdo irônico que
critica tanto os costumes, quanto a sociedade medieval em si. O que as difere uma da outra é o fato de as
canções de Escárnio são indiretas, ou seja, os trovadores fazem críticas de
forma que não apareça o nome do objeto da sátira, se valendo de sarcasmos, ironias
e de palavras ambíguas para fazer suas zombarias. Já as canções de Maldizer são
diretas e agressivas, usando uma linguagem direta, explicitando a quem ou o que
a cantiga se refere, ou seja, não se disfarçava a quem a crítica era
endereçada. Embora existam tais diferenças entre
essas duas formas de cantigas muitas vezes encontraram-se canções que lançam
mão dos dois tipos em uma mesma poesia, porém a maioria das canções de escárnio
é de Maldizer.
As cantigas que temos
hoje, foram preservadas através dos cancioneiros, que são como uma compilação
de cantigas. Os mais importantes que temos atualmente são: o Cancioneiro
da Ajuda, que foi composto durante o reinado de Afonso III e possui apenas
cantigas de amor; o Cancioeiro da Vaticana, que contém os dois tipos de
poesias trovadorescas - as líricas amorosas e as satíricas-; e o Cancioneiro da
Biblioteca Nacional, que também é conhecido como Colocci-Brancuti, em homenagem
aos seus dois possuidores italianos, e possui cantigas da época de Afonso III,
D. Dinis e também contêm os dois tipos de canções.
Bibliografia:
MOISÉS, Massaud. A literatura
portuguesa através dos textos. 1ª edição. São Paulo: Cultrix, 1968.
SPINA,Segismundo. A Lírica trovadoresca. 4ª edição. São
Paulo: Edusp, 1996.
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